Date: January 5th 2014 7:23p.m.

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

https://soundcloud.com/cbmcbrasil

6 de janeiro de 2014

Dezesseis anos servindo �s comunidades empresarial e profissional


Tomando Decis�es Por Medo

Por Rick Boxx

 

O medo, todos sabem, pode exercer forte influ�ncia na moldagem do nosso comportamento. Voc� j� considerou o efeito que o medo pode ter nas escolhas que fazemos no ambiente de trabalho?

 

Um estudo do Barna Group revelou que 17% das pessoas pesquisadas disseram ter tomado muitas decis�es �ticas por medo. Elas chegaram a suas decis�es n�o por causa de suas fortes convic��es sobre o que � correto e apropriado, mas sim movidas pelo desejo de evitar consequ�ncias indesej�veis caso suas escolhas fossem diferentes.  

 

Isto se mostrou verdadeiro em minha pr�pria experi�ncia, pouco depois de ter iniciado minha carreira nos neg�cios. Bem cedo, como perito cont�bil, devido a um erro cometido no passado, eu tinha medo de perder meu emprego. Quando um chefe disse-me para fazer algo ilegal com um cliente, meu medo aflorou. Embora soubesse que o que estavam pedindo que eu fizesse era errado, cedi e fiz o que me disseram para evitar ser demitido. 

 

Jamais esqueci esse epis�dio e, embora nunca tivesse que enfrentar medidas disciplinares, ele me levou a repensar a forma como fazia minhas escolhas, tanto no trabalho quanto na minha vida pessoal. Medo, decidi, jamais seria um fator que justificasse qualquer viola��o da conduta �tica apropriada. 

 

� claro que nem sempre o medo leva a um comportamento ilegal ou anti�tico. N�s tomamos decis�es sobre investimentos baseadas no medo, acreditando que nosso bem estar financeiro est� em jogo. Quando nos confrontamos com um concorrente poderoso na busca para atrair um cliente importante, podemos fazer promessas que sabemos que n�o poder�o ser satisfeitas. Fazemos horas extras no trabalho, pondo em risco a sa�de e sacrificando o tempo priorit�rio com nossa fam�lia, por medo de n�o sermos capazes de satisfazer as expectativas de nossos gestores. 

 

O medo pode tentar-nos a fazer coisas que reconhecemos serem erradas, mas n�o precisamos nos render a essas tenta��es. Podemos estabelecer limites, determinando antecipadamente em que �reas n�o transigiremos com nossas convic��es e valores. Por�m, ainda mais importante, precisamos ter em mente Aquele a quem devemos permitir ter a �ltima palavra nas coisas que decidimos fazer ou n�o. 

 

A B�blia, Deuteron�mio 10.12, nos ensina: �E agora, � Israel, que � que o Senhor, o seu Deus, lhe pede, sen�o que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os Seus caminhos, que O ame e sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu cora��o e de toda a sua alma�. 

 

As Escrituras falam muito a respeito do temor a Deus � n�o o medo de que Ele irado v� nos atingir com um raio � mas um profundo senso de rever�ncia e respeito, reconhecendo que Ele nos colocou onde estamos para honr�-lo e represent�-lo. Ele nos confiou os talentos e habilidades que possu�mos para Seus prop�sitos. As exig�ncias de nossos gestores jamais deveriam se sobrepor �quelas do Deus que cultuamos e servimos. 

 

As muitas experi�ncias no mundo empresarial e profissional me ensinaram importante verdade: as melhores decis�es �ticas decorrem de temer e amar a Deus, mais do que a qualquer gestor, n�o importa quanto poder e influ�ncia ele tenha na organiza��o. Os caminhos de Deus s�o sempre os melhores. 

Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

1.    Qual seu ponto de vista sobre a pesquisa citada que uma pessoa em seis toma suas decis�es na vida empresarial baseada no medo?

2.    Voc� j� tomou decis�o movida pelo medo, sabendo plenamente que era a coisa errada a ser feita? Como lidou com isso depois? 

3.    O que a express�o �temor de Deus� significa para voc�? 

4.    De que maneira a rever�ncia saud�vel a Deus pode fazer diferen�a na forma como reagimos a circunst�ncias amea�adoras?

Desejando considerar outras passagens da B�blia relacionadas ao tema, sugerimos: Prov�rbios 12.21; 13.6; 24.5-6; 28.14; Isa�as 26.3;  41.10; Romanos 8.12-15; 1Jo�o 4.18. 

Forward to a Friend
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

Política de Privacidade do CBMC Brasil

Asseguramos a privacidade e segurança da informação a nós confiada. A única informação mantida pelo CBMC Brasil é seu email. Guardamos esta informação por tempo indefinido e enquanto o envio do Maná da Segunda em seus vário idiomas, português, inglês (Monday Manna), espanhol (Mana del Lunes), Italiano (Mana del Lunedi) e alemão (Montasgmanna) estiver operacional e seu uso esta restrito ao envio das publicações semanais acima no idioma em que estiver cadastrado. No evento desta operação ser desativada, todos os dados serão sumariamente eliminados.

O CBMC se compromete a não divulgar seu dado para nenhuma outra organização. Usamos a plataforma DadaMail instalada na plataforma do provedor Nexcess (www.nexcess.com) que possui aderência a norma de privacidade GDPR além da certificação PCI-DSS e SOC-1 e SOC-2 do SSAE-18 (https://www.nexcess.net/compliance/)

Você poderá solicitar em qualquer momento a completa remoção de sua informação de nosso banco de dados. Mediante este pedido, esta informação será eliminada totalmente e de maneira irreversível de nosso banco de dados.

Em caso de dúvida, favor contatar adm.mana@cbmc.org.br.