MANÁ DA SEGUNDA
http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL
https://soundcloud.com/cbmcbrasil
24 de fevereiro de 2014
Dezesseis anos servindo �s comunidades empresarial e profissional
Padr�o de Qualidade
Por
Robert Tamasy
Anos atr�s uma montadora multinacional usava o seguinte lema em seus an�ncios: �Qualidade � o trabalho n�mero um�. Conciso e atrativo, este lema convencia os compradores a adquirir seus ve�culos, presumindo que o fabricante tinha forte compromisso com qualidade.
A quest�o � a seguinte: Que significa �qualidade�? Suspeito que se voc� fizer esta pergunta a dez pessoas, ter� dez opini�es diferentes. Recentemente ao trabalhar no projeto de um livro juntamente com uma empresa manufatureira, conversei com o diretor sobre qualidade. Fiz-lhe essa pergunta e gostei da sua resposta: �Fazer o que � certo todas as vezes�. E continuou: �Isto significa sempre fazer o que se espera de voc�, fazendo tudo corretamente, com consist�ncia e n�o ser desleixado. Em nosso ramo, n�o ser desleixado � muito importante�.
Qualidade, claro, pode significar muitas outras coisas. Voc� espera um trabalho muito mais primoroso em um Rolex que num Timex. Mas n�o importa a marca, voc� espera que tanto um como o outro marque a hora exata. Um Mercedes pode oferecer uma qualidade maior que um Sedan econ�mico, mas espera-se que ambos ofere�am transporte seguro.
Mas voltando � primeira defini��o ― �fazer o que � certo todas as vezes�― voc� se sentiria confiante em enfrentar uma cirurgia se o cirurgi�o tivesse a reputa��o de que seus pacientes sobrevivem apenas 50% das vezes? Ou voar num jatinho pilotado por algu�m que aterrissou com sucesso apenas 75% das vezes? Ou comprar uma TV de alta defini��o que ligasse apenas 60% das vezes?
Como isso se relaciona com a forma como desempenhamos nossas tarefas? Nossos empregadores e clientes podem esperar que fa�amos sempre a coisa certa? Excel�ncia, const�ncia e confiabilidade s�o as marcas distintivas de uma empresa ― e de empres�rios e profissionais ― de qualidade, que atinge elevados n�veis de sucesso. E como administradores dos talentos e recursos dados por Deus, devemos entender que Deus tem todo o direito de esperar qualidade de n�s.
As coisas devem ser feitas do modo certo. Para pessoas que professam seguir a Jesus Cristo, n�o h� espa�o para trabalho inferior. Afinal de contas, Deus estabeleceu o padr�o: �E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom...� (G�nesis 1.1).
As coisas devem ser feitas completamente. �s vezes, na pressa de concluir um projeto podemos adotar a atitude, �N�o est� nada mal�. Este n�o � o exemplo estabelecido por Jesus. Ele veio para liderar, ensinar e servir como modelo de vida e, finalmente, dar Sua vida para remir os pecados da humanidade. Ele cumpriu Sua atribui��o: �Jesus disse: �Est� consumado!� Com isso, curvou a cabe�a e entregou o esp�rito� (Jo�o 19:30).
As coisas devem ser feitas pelas raz�es corretas. Nossos motivos s�o corretos? Estamos procurando agradar ao �cliente� certo? �Tudo o que fizerem, fa�am de todo o cora��o, como para o Senhor, e n�o para os homens... � a Cristo, o Senhor, que voc�s est�o servindo� (Colossenses 3.23-24).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunica��es da Leaders Legacy, corpora��o beneficente com sede em Atlanta. Ge�rgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, � co-autor e editor de nove livros. Tradu��o de M�rcia Padovani. Revis�o e adapta��o de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
MANÁ
DA SEGUNDA®
é uma reflex�o semanal do CBMC -
Conecting Business and Marketplace to
Christ, organização mundial,
sem fins lucrativos e vínculo
religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar
o Evangelho de
Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. ©
2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA
Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Como voc� define �qualidade� pensando em sua atividade profissional ou empresarial?
2. Voc� concorda com a defini��o de que qualidade � �fazer a coisa certa sempre�?
3. Como Deus olha para nosso trabalho ou a forma como conduzimos nossa vida di�ria? Voc� pensa que Ele tem o direito de exigir qualidade de n�s?
4. Se voc� concorda que qualidade � importante para a vida profissional quanto espiritual, como voc� se avalia numa escala de 1 a 10? Como voc� acredita que Deus avalia voc�?
Desejando considerar outras passagens da B�blia relacionadas ao tema, sugerimos: Prov�rbios 10.4; 12.24; 18.9; 22.29; 24.27; 27.18; Mateus 6.19-24,33; Colossenses 3.17.
This mailing list is announce-only.
Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.
Política de Privacidade do CBMC Brasil
Asseguramos a privacidade e segurança da informação a nós confiada. A única informação mantida pelo CBMC Brasil é seu email. Guardamos esta informação por tempo indefinido e enquanto o envio do Maná da Segunda em seus vário idiomas, português, inglês (Monday Manna), espanhol (Mana del Lunes), Italiano (Mana del Lunedi) e alemão (Montasgmanna) estiver operacional e seu uso esta restrito ao envio das publicações semanais acima no idioma em que estiver cadastrado. No evento desta operação ser desativada, todos os dados serão sumariamente eliminados.
O CBMC se compromete a não divulgar seu dado para nenhuma outra organização. Usamos a plataforma DadaMail instalada na plataforma do provedor Nexcess (www.nexcess.com) que possui aderência a norma de privacidade GDPR além da certificação PCI-DSS e SOC-1 e SOC-2 do SSAE-18 (https://www.nexcess.net/compliance/)
Você poderá solicitar em qualquer momento a completa remoção de sua informação de nosso banco de dados. Mediante este pedido, esta informação será eliminada totalmente e de maneira irreversível de nosso banco de dados.
Em caso de dúvida, favor contatar adm.mana@cbmc.org.br.