Date: March 23rd 2014 5:49p.m.

MAN� DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/#!/groups/cbmcbrasil/

https://soundcloud.com/cbmcbrasil

24 de mar�o de 2014

Dezesseis anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Celebrando o Empreendedorismo

Por Jim Mathis

 

Tive a oportunidade de falar em uma aula para empreendedores na Universidade local no �Dia da Profiss�o�. Disse-lhes que, h� menos de 200 anos, a maioria da popula��o era composta de empreendedores. Muitos eram fazendeiros, rancheiros ou vaqueiros; outros eram indiv�duos que os serviam atrav�s de seus neg�cios: ferreiros, carpinteiros de rodas, curtidores, a�ougueiros, padeiros, fabricantes de casti�ais, e centenas de outras profiss�es, todas dependentes de altos n�veis de habilidades especiais. 

 

Por�m, a era da ind�stria, juntamente com o apelo de empregos com altos sal�rios e baixa exig�ncia quanto a habilidades, atraiu a maioria dessas pessoas, tirando-as de seus neg�cios. Rapidamente ficaram acostumadas � seguran�a da carteira assinada

 

A educa��o se adaptou e come�ou a ensinar os valores da era industrial: chegar no hor�rio, fazer o que lhe mandam, n�o fazer perguntas e evitar cometer erros. Resultado? A sociedade como um todo perdeu as habilidades necess�rias para conduzir um neg�cio ou sequer chegou a aprend�-las. Perde-se, ainda, a infraestrutura necess�ria para aprender habilidades, o aprendizado de anos de treinamento, adquirindo habilidades e per�cia profissional que n�o podem ser aprendidas de outra maneira. 

 

� estimulante assistir programas de TV que honram os donos de pequenos neg�cios. Retratam sua vida e s�o um encorajamento para que outros abram neg�cios de antiguidades, oficinas para restaura��o de carros, caf�s e outros empreendimentos. Mostram o entusiasmo, a coragem e o prazer de ser empres�rio. Muitos empreendedores que conhe�o admitem que a hist�ria de seus neg�cios daria um belo reality show.

 

Cresci num neg�cio de leil�es, trabalhei numa loja de penhor, gerenciei uma loja de varejo e toquei numa banda de rock. Tudo isso me preparou para ser dono de um laborat�rio fotogr�fico, de um caf� e atualmente de um neg�cio de fotos comerciais. � claro que empreendedores n�o s�o um fen�meno atual ou algo que tenha come�ado no s�culo XVIII. Na verdade a B�blia apresenta muitos exemplos:

 

Abra�o foi dono de gado e terras. No� reuniu grande habilidade para construir a arca. Antes de se tornar rei, Davi foi pastor. Neemias foi copeiro real e possu�a compreens�o e habilidade de l�der para dirigir uma grande equipe de reconstru��o. V�rios dos seguidores de Jesus foram profissionais da pesca. Paulo confeccionava tendas e sem patroc�nio corporativo! Em 1Tessalonicences 4.11 ele escreveu: �Procurem viver em paz, tratem dos seus pr�prios assuntos e vivam do seu pr�prio trabalho, como j� dissemos antes�.

 

Hoje, pessoas que abrem seu pr�prio neg�cio s�o geralmente vistas como aventureiras, que assumem riscos, mas na verdade, ao longo dos s�culos, os empreendedores t�m desempenhado papel indispens�vel na sociedade. Talvez tenhamos mais empreendedores nos anos vindouros.

 

Ent�o poderemos verdadeiramente trabalhar �como para o Senhor, e n�o para os homens� (Colossenses 3:23). 

 

Pr�xima semana tem mais!


Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Est�dio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dram�tica. Tamb�m dirige uma Escola de Fotografia. Jim � autor de "C�maras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradu��o de M�rcia Padovani. Revis�o e adapta��o de Jos� Sergio Fortesr.


MAN� DA SEGUNDA� uma reflex�o semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organiza��o mundial, sem fins lucrativos e v�nculo religioso, fundada em 1930, com o prop�sito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. � 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desej�vel distribui��o gratuita na �ntegra. Reprodu��o requer pr�via autoriza��o. Dispon�vel tamb�m em alem�o, espanhol, franc�s, ingl�s, italiano e japon�s.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito � privacidade. Esta mensagem n�o � considerada SPAM, pois o remetente est� identificado, o conte�do claramente descrito e com a op��o de exclus�o de seu e-mail. Para exclus�o do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Quest�es Para Reflex�o ou Discuss�o

1.    Voc� j� tinha notado que houve �poca em que a maioria das pessoas eram empres�rios e n�o trabalhavam para entidades corporativas? Como acha que o surgimento das corpora��es e a queda do empreendedorismo afetou a sociedade?

2.    Voc� possuiu ou j� participou de uma empresa? Se n�o for o caso, voc� acha que possui habilidades para ser empreendedor?

3.    Quais os pr�s e os contra de se estar envolvido num empreendimento?

4.    Para pessoas de f�, voc� acredita ser mais f�cil, como empreendedor, viver sua f� no ambiente de trabalho ou n�o? 

Desejando considerar outras passagens da B�blia relacionadas ao tema, sugerimos: Prov�rbios 14.23; 16.26; 24.27; Ef�sios 2.10; Colossenses 3.17,23-24; 2Tim�teo 3.16-17. 

Forward to a Friend
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

Política de Privacidade do CBMC Brasil

Asseguramos a privacidade e segurança da informação a nós confiada. A única informação mantida pelo CBMC Brasil é seu email. Guardamos esta informação por tempo indefinido e enquanto o envio do Maná da Segunda em seus vário idiomas, português, inglês (Monday Manna), espanhol (Mana del Lunes), Italiano (Mana del Lunedi) e alemão (Montasgmanna) estiver operacional e seu uso esta restrito ao envio das publicações semanais acima no idioma em que estiver cadastrado. No evento desta operação ser desativada, todos os dados serão sumariamente eliminados.

O CBMC se compromete a não divulgar seu dado para nenhuma outra organização. Usamos a plataforma DadaMail instalada na plataforma do provedor Nexcess (www.nexcess.com) que possui aderência a norma de privacidade GDPR além da certificação PCI-DSS e SOC-1 e SOC-2 do SSAE-18 (https://www.nexcess.net/compliance/)

Você poderá solicitar em qualquer momento a completa remoção de sua informação de nosso banco de dados. Mediante este pedido, esta informação será eliminada totalmente e de maneira irreversível de nosso banco de dados.

Em caso de dúvida, favor contatar adm.mana@cbmc.org.br.