Date: May 11th 2014 10:28a.m.

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

https://soundcloud.com/cbmcbrasil

12 de maio de 2014

Dezesseis anos servindo �s comunidades empresarial e profissional


A Mais Perigosa Arma no Ambiente de Trabalho

Por Robert Tamasy

 

Anos recentes t�m sido arruinados por horrendos atos de viol�ncia no ambiente de trabalho. Especialistas se esfor�am para apontar causas e solu��es para tais incidentes. Existe, contudo, uma forma diferente de comportamento violento que recebe pouca aten��o, mas todos os dias causa grandes males. Eu me refiro � devasta��o e ferimentos cru�is causados pelo uso indevido ou pelo abuso de uma �arma� que todos n�s possu�mos: a l�ngua.

 

Observamos situa��es em que o gerente chama a aten��o do liderado de maneira furiosa e impr�pria. Colegas cuja discuss�o evoluiu para disc�rdia e da� para uma s�rie de coment�rios �speros e depreciativos de ambas as partes. Cliente que atacou o Caixa da loja por algo que achou errado, cego para o fato que o funcion�rio fez o poss�vel para contornar a situa��o. 

 

Com ajuda da tecnologia o perigo da l�ngua afiada expandiu-se para o dom�nio virtual. De maneira precipitada pessoas maldosamente engendram e-mails e SMS ou gravam mensagens expressando sua c�lera. Sentimos-nos inclinados a compartilhar pensamentos que n�o poder�amos nos dar ao luxo de liberar, pela via de escape das m�dias sociais.  

 

Este problema n�o � novo. Bem antes de qualquer um sonhar com Internet, o presidente Harry Truman reconheceu o perigo da comunica��o feita antes que o tempo pudesse acalmar as emo��es em ebuli��o. Ele estabeleceu uma regra pessoal: qualquer carta escrita num momento de ira deveria permanecer 24 horas na escrivaninha antes de ser enviada. Somente depois deste �per�odo para acalmar os �nimos�, se nada mudasse, ela seria enviada. Ao final de sua vida Truman tinha acumulado cartas n�o enviadas suficientes para encher uma grande gaveta.

 

A B�blia aborda o assunto em in�meras passagens, como em Tiago 3.5-9: �A l�ngua � um pequeno �rg�o do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque � incendiado por uma simples fagulha. Assim tamb�m, a l�ngua � um fogo...[que] ningu�m consegue domar. � um mal incontrol�vel, cheio de veneno mort�fero. Com a l�ngua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldi�oamos os homens, feitos � semelhan�a de Deus� .  

 

Eu admito ter sido culpado tamb�m nessa �rea. Durante muitos anos, sempre que a ira fervia, eu cuspia palavras verbalizando meu descontentamento. Assim eu aliviava minha frustra��o, mas causava grandes danos aos meus leitores. Ent�o, aprendi duas li��es importantes para lidar com essa perigosa arma

 

Pense antes de falar. Geralmente nos sentimos totalmente justificados naquilo que estamos pensando, mas express�-lo pode causar mais mal do que bem. �Quando s�o muitas as palavras, o pecado est� presente, mas quem controla a l�ngua � sensato�  (Prov�rbios 10.19). 

 

Procure edificar e n�o destruir. Quando irados, usamos palavras para atacar os outros, mas � muito mais produtivo us�-las para aben�oar pessoas e oferecer encorajamento. �Nenhuma palavra torpe saia da boca de voc�s, mas apenas a que for �til para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda gra�a aos que a ouvem� (Ef�sios 4.29). 

 

Próxima semana tem mais!


Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunica��es da Leaders Legacy, corpora��o beneficente com sede em Atlanta. Ge�rgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, � co-autor e editor de nove livros. Tradu��o de M�rcia Padovani. Revis�o e adapta��o de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflex�o semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

1.    Voc� pode se lembrar de alguma ocasi�o em que viu algu�m tratar asperamente outro? Como foi que voc� se sentiu?

2.    O uso errado da l�ngua ou o abuso verbal contra outros j� foi um problema com o qual voc� teve que lutar? Como lidou com isso ou est� lidando agora?

3.    Como voc� reagiria a uma pessoa que habitualmente abusa verbalmente dos outros? Voc� acha que deveria se envolver? 

4.    O vers�culo de Ef�sios citado, nos instiga a usar a fala de maneira positiva para ajudar e n�o infligir sofrimento. Algu�m j� fez isso com voc�? Voc� se lembra de ter dito algo positivo e construtivo para outra pessoa?  

Desejando considerar outras passagens da B�blia relacionadas ao tema, sugerimos: Prov�rbios 4.24; 10.20-21; 11.12; 12.14,23; 13.3;  16.23-24; 20.19; 22.11.  

Forward to a Friend
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

Política de Privacidade do CBMC Brasil

Asseguramos a privacidade e segurança da informação a nós confiada. A única informação mantida pelo CBMC Brasil é seu email. Guardamos esta informação por tempo indefinido e enquanto o envio do Maná da Segunda em seus vário idiomas, português, inglês (Monday Manna), espanhol (Mana del Lunes), Italiano (Mana del Lunedi) e alemão (Montasgmanna) estiver operacional e seu uso esta restrito ao envio das publicações semanais acima no idioma em que estiver cadastrado. No evento desta operação ser desativada, todos os dados serão sumariamente eliminados.

O CBMC se compromete a não divulgar seu dado para nenhuma outra organização. Usamos a plataforma DadaMail instalada na plataforma do provedor Nexcess (www.nexcess.com) que possui aderência a norma de privacidade GDPR além da certificação PCI-DSS e SOC-1 e SOC-2 do SSAE-18 (https://www.nexcess.net/compliance/)

Você poderá solicitar em qualquer momento a completa remoção de sua informação de nosso banco de dados. Mediante este pedido, esta informação será eliminada totalmente e de maneira irreversível de nosso banco de dados.

Em caso de dúvida, favor contatar adm.mana@cbmc.org.br.