Man� da Segunda - Mais Que Obedi�ncia � Lei

 
From: "Mana da Segunda - " <send01@cbmc.org.br>
Subject: Man� da Segunda - Mais Que Obedi�ncia � Lei
Date: June 2nd 2014 9:30p.m.

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

https://soundcloud.com/cbmcbrasil

2 de junho de 2014

Dezesseis anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Mais Que Obediência à Lei

Por Rick Boxx

 

Quando comecei a dar consultoria a líderes empresariais e profissionais procurando inserir verdades bíblicas em cada cenário que se apresentava, me pareceu ser uma boa ideia examinar a mim mesmo primeiramente. Esquadrinhei minha vida em todas as questões do passado, perguntando se não existiriam áreas não resolvidas onde eu tivesse falhado em sustentar os princípios bíblicos que agora serviam como minhas diretrizes.

 

Pensei: se eu não estiver disposto a viver pelos padrões estabelecidos por Deus, mesmo que apenas por meio dos benefícios da perfeição de uma visão retrospectiva, como poderei justificar o fato de aconselhar outros líderes e empresários a observar esses padrões? 

 

Ao realizar esse inventário pessoal, senti-me culpado por um pequeno débito corporativo de uma empresa que eu possuíra anteriormente. Embora se tratasse de uma obrigação corporativa, pela qual pessoalmente eu não tivesse nenhuma responsabilidade legal, Deus tornara claro que Ele queria que todas as minhas tratativas empresariais fossem honestas e acima de qualquer censura, inclusive esse débito do passado. 

 

Foram necessários tempo e esforço, mas finalmente consegui localizar a empresa para a qual o dinheiro era devido e enviei um cheque no valor do débito.   Os donos ficaram surpresos e ligaram para me dizer isso, informando também, que uma vez que fora desconsiderado há já alguns anos, estavam doando o pagamento para uma igreja. 

 

Embora a obrigação financeira tivesse sido perdoada e esquecida, isso não me liberava de minha responsabilidade diante de Deus. Integridade não é uma coisa que você pode ligar e desligar, conforme seus propósitos. Para sermos íntegros devemos nos esforçar para sustentar este padrão 100%, em todo o tempo. Essa situação foi um teste no qual Deus estava pedindo que eu demonstrasse que confiava Nele para fazer o que era certo, mesmo que isso envolvesse  meu talão de cheques. 

 

Efésios 5.3 ensina: “Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos”. É fácil professar certas crenças e valores, mas viver à altura deles, especialmente quando há um custo pessoal envolvido, é muito mais difícil. Mas ainda assim isso é parte da nossa vocação como seguidores de Jesus Cristo no ambiente de trabalho. “Atos falam mais alto do que palavras”, diz o ditado. Se esperamos exercer um impacto para a eternidade entre os homens e mulheres com os quais interagimos todos os dias, nosso comportamento precisa ser consistente com as crenças que professamos. 

 

O padrão de Deus normalmente excede as leis existentes e, como Seus embaixadores, sempre é melhor para nós irmos além do que é exigido. A Bíblia oferece esta advertência: “A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói” (Provérbios 11.3). 

 

Por ter resolvido de forma apropriada a questão do débito, não existe o medo de que ele venha algum dia surgir e lançar dúvida sobre a minha integridade como homem de negócios e consultor. E já que o pagamento feito por mim foi repassado a uma igreja local, quem sabe se não foi a resposta de oração por uma necessidade especial daquela comunidade?  Como dizem, nada como matar dois coelhos com uma única cajadada

 

Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1.     Você acha difícil examinar honestamente a nossa vida e ver se existe alguma questão empresarial ou profissional que ainda precisa ser resolvida?

2.     Embora o autor não tivesse nenhuma obrigação legal pela dívida corporativa, você concorda com sua decisão de restituir aos credores? O que você teria feito?

3.     Você concorda que “atos falam mais alto que palavras”?  Seus atos se alinham bem com suas palavras, com os valores e as crenças que você professa?

4.     Em sua opinião, por que uma reputação de integridade é tão difícil de conquistar e tão fácil de perder?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 10.9; 11.1; 12.19,22; 20.17; 21.6; Colossenses 3.17,23; 2 Timóteo 3.16-17. 

 

[message_body]

Para ser retirado da lista: [list_name], por favor vá para a página:

http://cbmc.org.br/mana.htm

Escolha a opção "cancelar". Obrigado!

Forward to a Friend
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

Política de Privacidade do CBMC Brasil

Asseguramos a privacidade e segurança da informação a nós confiada. A única informação mantida pelo CBMC Brasil é seu email. Guardamos esta informação por tempo indefinido e enquanto o envio do Maná da Segunda em seus vário idiomas, português, inglês (Monday Manna), espanhol (Mana del Lunes), Italiano (Mana del Lunedi) e alemão (Montasgmanna) estiver operacional e seu uso esta restrito ao envio das publicações semanais acima no idioma em que estiver cadastrado. No evento desta operação ser desativada, todos os dados serão sumariamente eliminados.

O CBMC se compromete a não divulgar seu dado para nenhuma outra organização. Usamos a plataforma DadaMail instalada na plataforma do provedor Nexcess (www.nexcess.com) que possui aderência a norma de privacidade GDPR além da certificação PCI-DSS e SOC-1 e SOC-2 do SSAE-18 (https://www.nexcess.net/compliance/)

Você poderá solicitar em qualquer momento a completa remoção de sua informação de nosso banco de dados. Mediante este pedido, esta informação será eliminada totalmente e de maneira irreversível de nosso banco de dados.

Em caso de dúvida, favor contatar adm.mana@cbmc.org.br.