Maná da Segunda - Você Está Cuidando de Seus Próprios Negócios?

 
From: "Mana da Segunda - " <send01@cbmc.org.br>
Subject: Maná da Segunda - Você Está Cuidando de Seus Próprios Negócios?
Date: October 31st 2017 9:40p.m.

Prezados Assinantes do Maná da Segunda,

 

Nestas últimas semanas enfrentamos problemas com nossa plataforma de distribuição, o que nos obrigou a migrar para uma outra, mais estável e confiável. Esperamos que a partir desta data a distribuição seja normalizada, embora possamos ter alguns episódios de adaptações menores. Pedimos desculpas pelos transtornos causados e contamos com a compreensão de todos vocês, razão de nossa motivação. Nosso novo email para comunicação com o CBMC Brasil passa a ser adm.mana@cbmc.org.br, usem-no sempre que quiserem falar sobre nossas edições.

Obrigado,

 

CBMC Brasil


MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

https://soundcloud.com/cbmcbrasil

30 de outubro de 2017

Vinte anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Você Está Cuidando de Seus Próprios Negócios?

Por Robert Tamasy

 

Quando usamos a expressão “cuidando dos seus próprios negócios” (N.T.: minding your own business, em inglês, ou cuidando da sua vida, em português) geralmente nos referimos a não se envolver ou interferir com os assuntos de outra pessoa. Entretanto, a vida no mundo empresarial e profissional geralmente pode tornar-se uma busca solitária. Isso é particularmente verdadeiro em relação a empreendedores e altos executivos, mas também se aplica à maioria de nós, não importando a posição que ocupamos no organograma da empresa. 

 

Se formos pessoas confiantes, pode até ser fácil preferirmos “tratar dos nossos próprios negócios” e não nos envolvermos com outros na tomada de decisão e tentativa de solucionar problemas. “Posso fazer isso sozinho”. “Posso vencer com esforço próprio”; “não preciso da ajuda de ninguém”.

 

Podemos nos sentir assim, às vezes, mas é prova de sabedoria considerar a admoestação: “Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.” (Provérbios 18:12). 

 

Não consigo contar quantas vezes ao estar envolvido com a publicação de um jornal ou revista, enxerguei a verdade contida no adágio: “O todo é maior do que a soma das partes”. Há muitas razões pelas quais não é sábio tentar ser bem-sucedido no mundo dos negócios por si mesmo. Aqui estão algumas citadas na Bíblia: 

 

Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós reunidos. Trabalhar em equipe por um objetivo em comum nos dá a oportunidade de compartilhar sabedoria e experiência, diferentes perspectivas e entendimento. “Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros.” (Provérbios 11:14). “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15:22). “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” (Provérbios 27:17). 

 

Precisamos de encorajamento durante os bons tempos e de correção durante tempos de dificuldade e tentação. Mesmo durante tempos prósperos precisamos de suporte. E encorajadores cuidadosos irão nos desafiar sempre que parecermos nos desviar da rota. “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros...” (Hebreus 10:24-25). “Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias...de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado.” (Hebreus 3:12-13). 

 

Cada um de nós tem algo a oferecer. Com a variedade de nossas habilidades e talentos, todos podemos contribuir para cumprir os objetivos e missões desejados que tenhamos estabelecido. “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!...Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” (Eclesiastes 4: 9-12). 

 

Outros podem nos redirecionar espiritualmente quando necessário. Muitos no mundo empresarial e profissional  contam com parceiros a quem prestar contas e mentores com cujos conselhos podem contar, receber suporte de oração, bem como admoestação, quando necessário. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (II Timóteo 3:16-17). 

 

Próxima semana tem mais!


@2017 - Robert J. Tamasy é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente 

www.bobtamasy.blogspot.comTradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão   

 

1.  O que lhe vinha à mente ao ouvir a frase “cuidar de seus próprios negócios” – antes de ler este Maná?

2.  Você enxerga a armadilha que existe em excluir as outras pessoas, impedindo-as de fornecer informação ou contribuir para o trabalho de forma significativa? Por quê? 

3.  Quais os desafios e os problemas ao envolver outras pessoas no processo? Quais os benefícios, se é que existe algum, de trabalhar sozinho, sem pedir a ajuda de outros?

4. As Escrituras, 1Coríntios 12:12-26, usam a analogia do corpo humano para valorizar o trabalho em conjunto, compartilhando compromisso e senso de missão. Acha que essa metáfora se aplica ao ambiente de trabalho? Explique.

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12:15; 13:1; 19:20; 25:12; Romanos 12:3-8; Efésios 4:4-16.  


 
Forward to a Friend
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

Política de Privacidade do CBMC Brasil

Asseguramos a privacidade e segurança da informação a nós confiada. A única informação mantida pelo CBMC Brasil é seu email. Guardamos esta informação por tempo indefinido e enquanto o envio do Maná da Segunda em seus vário idiomas, português, inglês (Monday Manna), espanhol (Mana del Lunes), Italiano (Mana del Lunedi) e alemão (Montasgmanna) estiver operacional e seu uso esta restrito ao envio das publicações semanais acima no idioma em que estiver cadastrado. No evento desta operação ser desativada, todos os dados serão sumariamente eliminados.

O CBMC se compromete a não divulgar seu dado para nenhuma outra organização. Usamos a plataforma DadaMail instalada na plataforma do provedor Nexcess (www.nexcess.com) que possui aderência a norma de privacidade GDPR além da certificação PCI-DSS e SOC-1 e SOC-2 do SSAE-18 (https://www.nexcess.net/compliance/)

Você poderá solicitar em qualquer momento a completa remoção de sua informação de nosso banco de dados. Mediante este pedido, esta informação será eliminada totalmente e de maneira irreversível de nosso banco de dados.

Em caso de dúvida, favor contatar adm.mana@cbmc.org.br.