Maná da Segunda - O Mercado e o Sábado

 
From: "Mana da Segunda - " <send01@cbmc.org.br>
Subject: Maná da Segunda - O Mercado e o Sábado
Date: December 10th 2017 11:06a.m.

Unsubscribe Automatically:

MANÁ DA SEGUNDA

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

11 de dezembro de 2017

Vinte anos servindo às comunidades empresarial e profissional


O Mercado e o Sábado

Por Jim Mathis

 

Muitos de nós lutamos com o fato de não termos tempo suficiente para fazer o que é preciso no trabalho. Trabalhadores autônomos têm um desafio ainda maior para conseguirem deixar o trabalho por alguns dias e até mesmo algumas horas. Arrazoamos: nós devemos empregar o tempo que for preciso. Mas, a que custo?

 

Estudos têm demonstrado que a produtividade cai drasticamente quando não separamos um tempo para descansar – para “afiar nosso machado”. Existe um ditado bastante prático que diz que o meio mais rápido de se cortar madeira é primeiro separando um tempo para se certificar de que o machado está bem afiado. Este princípio se aplica mesmo se você não estiver no ramo de corte de madeira. Quase todas as ideias novas que tive para o meu negócio surgiram quando eu estava de férias ou longe do trabalho, onde eu tinha tempo para ganhar uma nova perspectiva ou descobrir novas coisas a partir de fontes totalmente aleatórias ou não relacionadas com os negócios. 

 

Essa necessidade de separar um tempo para nos afastarmos do nosso trabalho, nossa vocação, é tão importante que nos é dada até mesmo como uma orientação divina na Bíblia. 


No relato bíblico da criação, Deus criou o mundo em seis dias e depois descansou no sétimo dia. A ideia de descanso no sétimo dia foi compilada quando os Dez Mandamentos foram entregues a Moisés:  “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum...Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou...” (Êxodo 20:8-11). 

 

Mais tarde, Jesus tornou mais claro esse mandamento relativo ao sábado, ensinando que honrar o sábado não tem a ver com seguir um conjunto de regras, mas que o dia foi estabelecido para o homem – um tempo de descanso, reflexão e recuperação, um tempo para desacelerar e desfrutar do mundo que Deus criou. “...O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” (Marcos 2:27). 


Ao longo dos séculos, a ideia do dia de descanso para os cristãos passou a não ser mais o sétimo, mas sim o primeiro dia da semana.  Isso era fonte de conflito e confusão para mim. Deveríamos descansar no sétimo dia, sábado, ou no primeiro dia, domingo? Pensei que talvez nosso calendário estivesse com a legenda errada. Recentemente, entretanto, tomei consciência de que ambos os dias estão corretos. Nós devemos honrar o sétimo dia da semana como o dia de descanso.  Minha esposa chama isso de sábado VERDADEIRO, ou seja, um dia para descansar, recuperar-se, passar tempo com os amigos, fazer uma refeição pausadamente, e apenas apreciar o fato de estarmos vivos. O domingo, então, se torna o dia em que honramos a Cristo e nos lembramos de Sua ressurreição. É um tempo para começarmos a semana oferecendo as suas primeiras horas a Deus, uma espécie de primícias do nosso tempo, de nossa semana. 


Sábado, o sétimo dia da semana, tornou-se o meu dia de descanso.  Domingo, o primeiro dia da semana, tornou-se o tempo de adorar a Deus e começar corretamente a semana. Essa ideia pode parecer radical para alguns, mas serve como teste de nossa confiança no Senhor e na Sua provisão. Como Salmos 127:2 nos assegura, “Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento a quem Ele ama, mesmo quando estão dormindo.”


Falando de maneira prática, geralmente inicio minha semana na tarde ou noite de domingo, fazendo meu planejamento e deixando algumas coisas prontas para a manhã de segunda-feira. Faz sentido para mim ter a consciência de que descansei no sábado e dediquei as primeiras horas da semana ao Senhor. Então, é tempo de trabalhar até o próximo sábado, o verdadeiro sábado, em termos de descansar, e preparar-me mental, física e espiritualmente para uma nova semana.     

 

Próxima semana tem mais!


Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Você normalmente consegue descansar o suficiente apesar das demandas do trabalho? Que medidas você adota para evitar que o trabalho consuma toda sua atenção e agenda sete dias por semana?

2. Como você reage ao conceito de observar e manter um verdadeiro sábado dentro do contexto de sua semana de trabalho?

3. Você concorda com a ideia de que Deus instituiu a observância do sábado como um meio prático de assegurar que você tenha o descanso que precisa, e não como uma regra arbitrária e rígida?

4. E se você tiver um trabalho (como médico, policial ou garçom) que exija que você trabalhe no sábado e/ou no domingo? Como assegurar mesmo assim que você tenha o descanso que precisa – o seu sábado?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Êxodo 23:10-12;  31:14-16;  Provérbios 3:24;  Eclesiastes 2:23;  5:12;  Hebreus 4:4-11.  

 

Forward to a Friend
 
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

De acordo com a polí­tica do CBMC Brasil seu endereço de e-mail não será divulgada para nenhuma atividade que não seja a de receber o Mana da Segunda ou outras comunicações do CBMC Brasil.

Go back to CBMC Brasil