Maná da Segunda - Fé em Compartimentos?

 
From: "Mana da Segunda - " <send01@cbmc.org.br>
Subject: Maná da Segunda - Fé em Compartimentos?
Date: January 14th 2018 7:34a.m.

Unsubscribe Automatically:

MANÁ DA SEGUNDA

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

https://soundcloud.com/cbmcbrasil

15 de janeiro de 2018

Vinte anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Fé em Compartimentos?

Por Robert Tamasy

 

Geralmente, quando o CEO ou presidente de uma companhia ou organização deixa seu posto por qualquer razão, um líder “interino” é designado para preencher a vaga até que um sucessor permanente seja nomeado. Não importa se o antigo executivo tenha se aposentado, morrido, saído para assumir um novo trabalho, pedido para sair ou tenha sido demitido – alguém precisa dar um passo à frente e servir interinamente até que os donos ou diretores possam avaliar possíveis candidatos para o cargo. 

 

Frequentemente vemos uma avalanche dessas designações “interinas” durante os campeonatos esportivos, por exemplo, quando treinadores malsucedidos são demitidos e outra pessoa é designada para substituí-lo pelo restante do ano. Então, na maioria dos casos, outro indivíduo é escolhido para assumir o papel permanentemente.

 

Na verdade, mesmo que sejamos relutantes em admiti-lo, todos nós somos “interinos”. Não importa quão velhos sejamos ou o quanto desempenhemos bem o nosso trabalho, não vamos permanecer aqui para sempre. Outra pessoa estava fazendo o serviço antes que nós chegássemos (a menos que você seja o dono de sua própria start-up) – e um dia teremos partido, deixando todas as responsabilidades para outra pessoa.

 

Essa pode ser uma constatação sombria. Penso no jornal em que trabalhei como editor, bem como em meus anos no CBMC, quando fui editor e diretor de várias publicações. Durante o tempo em que ocupei essas posições, sentia que estava fazendo um bom trabalho, mas mesmo aqueles papéis “permanentes” chegaram ao fim. Na verdade, os jornais que dirigi editorialmente, como também a revista, já não são mais publicados; portanto, eles também eram “interinos”. 

 

O que fazer com esse conhecimento? Devemos simplesmente nos resignar a uma mentalidade tipo “hoje aqui, longe amanhã” e nos arrastarmos um dia de cada vez no trabalho? Ao contrário, eu sugeriria uma abordagem mais do tipo “carpe diem”: “aproveite o dia”. Fazer o máximo com as oportunidades que se apresentam a nós, fazer o melhor que podemos e, confiantemente, deixar as coisas melhores para aqueles que virão depois de nós. 

 

O livro de Eclesiastes do Antigo Testamento nos faz lembrar que tudo – mesmo a própria vida – em última análise é “interino”. “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou...tempo de derrubar e tempo de construir...tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las...” (Eclesiastes 3:1-8). 

 

Depois de fazer essas observações, o autor de Eclesiastes, o rei Salomão, afirma: “O que ganha o trabalhador com todo o seu esforço? Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens. Ele fez tudo apropriado ao seu tempo.  Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive...Aquilo que é, já foi, e o que será, já foi anteriormente; Deus investigará o passado.”(Eclesiastes 3:9-15). 

 

Em lugar de adotar uma atitude fatalista, nós podemos reconhecer a nossa condição de “interinos” enquanto nos esforçamos por fazer o nosso melhor servindo nossas organizações, acionistas, empregados, colegas de trabalho, clientes e, acima de tudo, Deus. “O que suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.” (Eclesiastes 9:10). 

 

Próxima semana tem mais!


Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.comTradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão   

 

1.  O que lhe vem à mente ao ouvir a palavra “interino”?

2.  Você já trabalhou no papel de interino, sabendo que outra pessoa seria escolhida para sucedê-lo no cargo? Como foi a experiência? Ser “interino” afetou a forma como você via seu trabalho?

3.  Tendemos a ver o nosso trabalho como permanente – pelo menos até decidirmos seguir adiante e fazer outra coisa. Como é para você ver o seu atual trabalho “permanente” como um em que, na verdade, você é um trabalhador “interino”?

4.  O que você acha da ideia de fazer o melhor que pode em seu trabalho atual tendo consciência de que, de uma forma ou de outra, alguém estará assumindo esse papel – talvez mais cedo do que você imagina?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 10:7; Mateus 6:33-34; Efésios 2:10; Colossenses 3:17, 23-24; Tiago 4:13-15.  

 

Forward to a Friend
 
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

De acordo com a polí­tica do CBMC Brasil seu endereço de e-mail não será divulgada para nenhuma atividade que não seja a de receber o Mana da Segunda ou outras comunicações do CBMC Brasil.

Go back to CBMC Brasil