Maná da Segunda - Benevolência para Dividir o Fardo

 
From: "Mana da Segunda - " <send01@cbmc.org.br>
Subject: Maná da Segunda - Benevolência para Dividir o Fardo
Date: February 4th 2018 12:16a.m.

Unsubscribe Automatically:

MANÁ DA SEGUNDA

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

5 de fevereiro de 2018

Vinte anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Benevolência para Dividir o Fardo  

Por Rick Boxx


Certo dia, durante um período de difíceis mudanças no trabalho, eu perguntei a uma funcionária como ela estava passando. Ela respondeu que estava bem. Eu olhei em seus olhos e disse: “Não. Como vai você de verdade?” Por seu comportamento pude ver que a turbulência por que passava nosso negócio estava cobrando dela um alto preço. 


Na manhã seguinte, com lágrimas nos olhos, aquela funcionária aproximou-se de mim para dizer que a pergunta cordial que eu lhe fizera no dia anterior a emocionara e a fizera compreender que eu realmente me importava com ela. Em seguida, ela expressou ideias importantes e disse como se sentia sobre as mudanças e falou  sobre o que mais a perturbava. 


Um estudo de uma empresa de administração de benefícios a empregados descobriu que 33% das pessoas estariam dispostas a trocar de empresa se soubessem que iriam ser tratadas com mais empatia; 40% disseram que trabalhariam mais horas se tivessem certeza de que as pessoas para quem trabalhassem genuinamente se importavam com elas e seu bem-estar. 


Isso é interessante, já que “empatia” não é um tema que receba muita atenção na faculdade de economia – se é que recebe alguma. Mesmo em treinamentos administrativos o foco geralmente se concentra em como fazer com que o trabalho seja feito da forma mais produtiva e eficiente e não sobre como abordar as legítimas necessidades das pessoas que estão fazendo o trabalho. 

 

Empatia é definida como a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos de outras pessoas. No mundo empresarial é fácil ignorarmos os sentimentos dos outros. Maximizar lucros e satisfazer acionistas é a prioridade. Mas importar-se sinceramente com as outras pessoas pode fazer uma tremenda diferença na formação de empregados leais, mais satisfeitos e produtivos por se sentirem valorizados.

 

No Novo Testamento da Bíblia, Gálatas 6:2 ensina: “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.” Outra forma de expressar isto é: “dividam a carga”. O peso das emoções ou o esforço excessivo de lidar com os problemas que não podem ser resolvidos imediatamente, pode ser esmagador. Às vezes, podemos ajudar de forma específica e tangível. Em outras, podemos apenas comunicar à outra pessoa que nos importamos – e isso pode ser o suficiente. Podemos dar-lhe a segurança de que estamos orando por ela. Ajudar a suportar o fardo de outra pessoa pode ser um ato de benevolência que ela jamais esquecerá. 

 

As Escrituras afirmam este princípio de outras maneiras: 


Disposição para colocar os outros em primeiro lugar.  Quer nosso papel seja o de executivo, supervisor ou colega de trabalho, mostrar empatia para com outros transmite a mensagem de que estamos preocupados com aquilo que é interesse prioritário deles.  “Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.” (Romanos 15:1). 

 

Fazer o que gostaríamos que fizessem a nós.  Se você estivesse enfrentando circunstâncias opressoras, gostaria de ter o interesse e o cuidado de outras pessoas para ajudá-lo a atravessar tempos difíceis? “...sirvam uns aos outros mediante o amor. Toda a Lei se resume num só mandamento: Ame o seu próximo como a si mesmo.” (Gálatas 5:13-14). 

 

Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.

 

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Perguntas para Reflexão ou Discussão   

 

1.  Com que frequência você observa a empatia ser expressa no ambiente de trabalho?  De que maneiras?

2.  Você pode se lembrar de quando foi beneficiário da preocupação e cuidado sincero de outra pessoa? Como você se sentiu?

3.  Algumas pessoas têm naturalmente mais empatia do que outras. Como você se classifica: muito, pouco ou nada empático? Explique sua resposta.

4.  Como podemos nos esforçar para sermos mais empáticos e ter mais consideração pelas preocupações e necessidades das outras pessoas que atravessam tempos difíceis?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12: 14, 18;  15:4;  16:24;  20:5, 12;  Eclesiastes 4:9-12;  I Coríntios 12:12-20, 26.  

 
Forward to a Friend
 
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

De acordo com a polí­tica do CBMC Brasil seu endereço de e-mail não será divulgada para nenhuma atividade que não seja a de receber o Mana da Segunda ou outras comunicações do CBMC Brasil.

Go back to CBMC Brasil