Maná da Segunda - Explicando a Confusão Sobre Liderança

 
From: "Mana da Segunda - " <send01@cbmc.org.br>
Subject: Maná da Segunda - Explicando a Confusão Sobre Liderança
Date: June 17th 2018 2:37p.m.

Unsubscribe Automatically:

MANÁ DA SEGUNDA

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

18 de junho de 2018

Vinte anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Explicando a Confusão Sobre Liderança

Por Jim Mathis


Um tópico intrigante de discussões nestes dias é liderança, seja dentro do contexto de mercado de trabalho, política, cultura, esportes, até mesmo em casa. Muitas pessoas se mostram ansiosas por alcançar posições de liderança, mas às vezes, ao darmos uma olhada objetiva para o nosso mundo, parece que ou existe muita confusão sobre o que é preciso para ser um verdadeiro líder ou há uma séria escassez de líderes de qualidade. 

 

O que exatamente é liderança? A melhor definição que já ouvi é uma palavra: influência. Se você tem influência sobre alguém você é um líder. Pode ser um pai com influência sobre seu filho, um professor com influência sobre os alunos, ou uma pessoa de negócios que influencia seus empregados e clientes.  A habilidade que possuímos para exercer essa influência é chamada de liderança. 

 

Nós geralmente pensamos em liderança em termos de uma posição, tal como chefe, CEO ou presidente. Na verdade, a liderança deve ser conquistada através do respeito, um histórico de bons julgamentos e a disposição de ser seguido por parte daqueles a quem você lidera. Não importa qual seja o seu título, se aqueles que estão abaixo de você não o respeitam ou não desejam ser influenciados por você, você não será o líder deles. 

 

Sendo assim, como saber o que é preciso para ser um bom líder? Quais os traços necessários para uma liderança efetiva? O apóstolo Paulo, em Gálatas 5:22-23, relaciona o que ele chama de fruto do Espírito, o qual está disponível a qualquer seguidor do maior de todos os líderes, Jesus Cristo. Acontece que essas qualidades também são características de um bom líder: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Vamos examinar cada uma delas, dentro do contexto de liderança. 

 

Para o líder, “amor” envolve compaixão, compreensão e a busca por conhecer a história da outra pessoa. A alegria se faz conhecida por meio de uma atitude positiva, de ser um encorajador. Líderes são pacificadores. Eles trabalham para resolver e suavizar conflitos de maneira produtiva. Os pais demonstram habilidades pacificadoras quando ajudam seus filhos a se darem bem uns com os outros. Líderes empresariais se esforçam por manter o ambiente de trabalho livre de conflitos e estimulam uma competição amigável, e não o rancor entre os competidores. Líderes também são pacientes; não chegam a conclusões precipitadamente ou fazem afirmações ásperas. 

 

Verdadeiros líderes não podem ser influentes se não forem amáveis. Bondade e gentileza são ingredientes essenciais para qualquer relacionamento em que desejemos influenciar o comportamento de alguém de forma significativa.  Fidelidade é similar a integridade, exibindo honestidade, confiabilidade e consistência. Finalmente, temos o domínio próprio. Se não podemos controlar nossos próprios hábitos negativos, não seremos capazes de influenciar efetivamente outras pessoas. Exageros, excessos na bebida, linguagem tola ou abusiva, ou qualquer outro hábito que mostre falta de domínio próprio minimiza a habilidade de uma pessoa para liderar. 

 

Todos nós estamos em alguma posição de liderança, quer saibamos disso ou não. Alguém está olhando para cada um de nós em busca de direção, seja observando, seja copiando nossas ações, ou verbalmente buscando alguma compreensão ou discernimento de nossa parte. 

 

Essa relação de qualidades ressaltada em Gálatas, o fruto do Espírito de Deus, é instrutiva. Seríamos sábios aprendendo e vivendo segundo elas, mas também usando-as como orientação para considerar e escolher que líderes nós vamos seguir. Finalmente, podemos procurar demonstrar esses traços por nosso próprio esforço, mas somente através do poder de Jesus Cristo eles podem ser inteiramente manifestados em nossa vida. 

 

Próxima semana tem mais!


Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.

 

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Como você define “liderança”? O que é preciso para ser um bom líder?

2. De modo geral, o que você pensa sobre a qualidade e o calibre da liderança que você tem observado pessoalmente no trabalho e em sua comunidade? E da que tem sido apresentada pela mídia? 

3. O que você acha da sugestão de seguir a relação bíblica do “fruto do Espírito” como orientação para uma liderança eficiente?

4. Em sua opinião, qual das qualidades listadas é mais importante para uma verdadeira liderança?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 20:28; 22:4; 27:23-27; 28:2;  Marcos 10:45;  João 10:1-16;  I Coríntios 13:13.

 

Forward to a Friend
 
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

De acordo com a polí­tica do CBMC Brasil seu endereço de e-mail não será divulgada para nenhuma atividade que não seja a de receber o Mana da Segunda ou outras comunicações do CBMC Brasil.

Go back to CBMC Brasil