Maná da Segunda - Tempo de Replantio?

 
From: "Mana da Segunda - " <send01@cbmc.org.br>
Subject: Maná da Segunda - Tempo de Replantio?
Date: February 10th 2019 2:15p.m.

Unsubscribe Automatically:

MANÁ DA SEGUNDA

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

11 de fevereiro de 2019

Vinte e um anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Tempo de Replantio?

Por Jim Mathis

 

Nem sempre é fácil cultivar plantas saudáveis. Floradas deficientes, solo que seca rápido, hastes e folhas raquíticas, ou folhas que caem sinalizando esgotamento. As plantas emitem esses sinais porque não estão sendo capazes de extrair os nutrientes e umidade necessários nas condições atuais de suas raízes.  

 

FreqUentemente a solução consiste simplesmente em transplantá-las para outro vaso – replantá-las em um novo ambiente que seja mais favorável para sua saúde e desenvolvimento geral. 

 

O interessante é que esse conceito de “replantio” aplica-se não somente a plantas, mas também a seres humanos igualmente. Olhando em retrospectiva para o curso de minha vida, vejo que fui desenraizado e replantado diversas vezes e cada uma delas resultou em benefícios para mim. Deixar minha casa e ir para a faculdade quando jovem, por exemplo, foi um grande replantio. Não que o ambiente anterior fosse ruim, mas a fertilidade do novo solo permitiu que eu desabrochasse.

 

Fui para um jardim inteiramente novo quando pedi demissão do meu emprego e iniciei meu próprio negócio 44 anos atrás. Em cada período de minha vida, quando parecia que eu tinha parado de crescer, não florescendo mais ou mesmo perdendo algumas folhas, metaforicamente falando, fui capaz de ser replantado em um vaso maior, em um solo novo, encontrando novo entusiasmo para viver.   

 

Há poucos anos decidi replantar minha empresa novamente, desta vez com ênfase em restauração de fotografias. Foi um mundo novo, usando novas ferramentas e técnicas que me capacitaram restaurar a antiga glória de velhas fotos de família de muitas pessoas.

 

O processo de replantio, às vezes, exige a disposição de deixar para trás o que é familiar e tentar algo novo. Algumas pessoas lidam com as mudanças de modo mais fácil do que outras, mas para quase todo mundo tempos de mudança são inevitáveis e necessários. Assim como uma planta lutando para sobreviver não viceja até ser replantada em um vaso novo, nós também podemos ter o nosso crescimento, tanto profissional quanto pessoal, atrasado quando nos recusamos correr o risco de fazer mudanças necessárias. 

 

Nós também podemos aplicar essa ideia de replantio a nossa vida espiritual. Ano passado minha esposa e eu replantamos com sucesso nossa vida espiritual mudando de igreja. Havíamos sido membros de nossa antiga igreja durante 35 anos e, depois de muita oração e ponderação, chegamos à conclusão que era hora de um replantio importante. Encontrar um novo ambiente espiritual, com novas pessoas com as quais prestar culto e servir era tudo o que precisávamos para reacender nosso relacionamento com Deus.  

 

Existem outras maneiras de “replantar” espiritualmente, o que pode envolver a forma como você passa um tempo com Deus todos os dias ou a determinação de fazer isso, caso ainda não o faça.  

 

Provérbios 27:17 nos diz: “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” Deus não planejou que nossa vida espiritual fosse vivida no isolamento, à parte das outras pessoas. Como os órgãos do corpo humano dependem uns dos outros para que o organismo seja saudável, se desenvolva e seja vigoroso, precisamos nos assegurar de permanecermos estreitamente conectados aos outros membros do que a Bíblia descreve como o “corpo de Cristo.”   

 

Outra passagem, Hebreus 10:24-25, nos admoesta: “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros...”. Isso pode se aplicar a estar envolvido com uma igreja local, mas também significa reunir-se com outros crentes, particularmente os mais maduros na fé com os quais podemos aprender e deles receber conselhos sábios baseados nas Escrituras. Se você não tem alguém assim em sua vida, pode ser tempo de “replantio”.

Próxima semana tem mais!


Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Sergio Fortes.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.

 

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo, "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Você já tentou cultivar plantas ou conhece alguém que gosta e é bom nisso? Que resultados você observou ao trocar uma planta de vaso, fosse porque ela não estivesse saudável ou então tivesse crescido demais para o tamanho do vaso que ocupava? 

2. Pensando em sua vida até aqui, você já foi “replantado” profissionalmente? E pessoalmente? Como foi essa experiência para você?

3. Em sua opinião, como esse princípio de replantio se aplica a nossa jornada espiritual? Ele é necessário? Por quê?

4. Que medidas seriam necessárias em sua vida para ser “replantado” espiritualmente e voltar a se desenvolver – ou desenvolver-se mais do que tem acontecido recentemente? Você conhece alguém em quem possa confiar e se apoiar nesse processo?   

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Josué 1:6-9; Eclesiastes 4:9-12; Apocalipse 2: 1-6; 3:14-20.  

Forward to a Friend
 
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

De acordo com a polí­tica do CBMC Brasil seu endereço de e-mail não será divulgada para nenhuma atividade que não seja a de receber o Mana da Segunda ou outras comunicações do CBMC Brasil.

Go back to CBMC Brasil