Maná da Segunda - Cosmovisão nos Negócios

 
From: "Mana da Segunda - " <send01@cbmc.org.br>
Subject: Maná da Segunda - Cosmovisão nos Negócios
Date: October 22nd 2017 12:00a.m.

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

23 de outubro de 2017

Vinte anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Cosmovisão nos Negócios

Por Jim Mathis

 

Recentemente comecei a reler “O Caminho Menos Percorrido e Mais Além”, clássico de M. Scott Peck. Ele definiu o crescimento espiritual como o movimento de uma visão microcósmica para uma visão macrocósmica. A visão microcósmica de mundo seria definida por nossas experiências com família, ambiente de trabalho, notícias que assistimos, a visão aceita por nossa “tribo”, e amigos e familiares que tiveram experiências similares às que tivemos. 

 

O movimento em direção a uma visão macrocósmica exige encontrar e ajudar ativamente as pessoas que são diferentes de nós – aquelas com experiências diferentes, de outros grupos étnicos, de outras religiões e níveis educacionais. Isso requer viajar, ler, procurar por uma variedade de fontes de informação e ampliar nossa instrução. 

 

Isso é importante porque o objetivo final do crescimento espiritual é começar a ver as coisas pela perspectiva de Deus. Isso envolve perceber o mundo sem as restrições de tempo, lugar ou fronteiras nacionais. Ele vê cada pessoa como sendo importante e de igual valor, apesar de suas diferenças. 

 

Quando minha esposa e eu tínhamos cerca de 20 anos, adotamos o lema de “Expandir nossos Horizontes”. Estávamos entrando em uma rotina e precisávamos ver coisas novas, desenvolver novos interesses e fazer novos amigos. Essa busca nos levou a uma igreja, a um novo relacionamento com Jesus Cristo, novos amigos e uma visão de mundo ampliada. Décadas mais tarde, ainda estamos expandindo nossos horizontes, encontrando novas pessoas em novos lugares e tentando ter entendimento a partir de uma perspectiva mais ampla. 

 

Em nossa empresa, encontramos e trabalhamos com pessoas de formação diversificada. O interesse genuíno pelas pessoas é um ativo real. Regularmente faço negócios com pessoas de outros países, portanto descobrir como e porque elas chegaram aos EUA é essencial para compreendê-las e trabalhar com elas. Eu considero um privilégio servir como a face deste país para imigrantes recentes ou pessoas que ainda estão se aclimatando a uma nova cultura. 

 

Jesus fez questão de falar com pessoas de diferentes culturas e usou pessoas de outras áreas em Suas parábolas. Os exemplos incluem Sua história sobre o Bom Samaritano (Lucas 10:25-37), Sua interação com o centurião relatada em Mateus 8:5-13 e a mulher à beira do poço, encontrada em João 4:1-42.

 

Ao final de Seu ministério terreno, Jesus reuniu Seus discípulos e os instruiu a irem por todo o mundo, pregando o Evangelho a todas as nações (Mateus 28:19). Eles assim o fizeram, viajando para as partes mais distantes do mundo conhecido naquela época, ensinando e fazendo discípulos. Ambos os apóstolos, Pedro e Paulo, foram para a Europa, construindo relacionamentos, fazendo discípulos e iniciando igrejas em muitos lugares e variadas culturas, ensinando pessoas de diversas crenças, de Éfeso a Corinto e todo o caminho até Roma.

 

Infelizmente, muitos cristãos parecem ter uma ideia oposta sobre crescimento espiritual, até mesmo no ambiente de trabalho. A ideia deles de crescimento é tornarem-se cada vez mais isolados, ter fontes de informações mais restritas e relacionar-se apenas com pessoas que tenham igualmente uma microcósmica visão de mundo. Isso está relacionado a ver um estilo de vida monástico como uma situação permanente ideal e não apenas como temporária para recolhimento e reflexão. 

 

Para aproximarmo-nos de Deus, não só na vida pessoal como também na profissional, devemos começar a ver as coisas segundo a Sua perspectiva – uma verdadeira visão macrocósmica, o quadro geral – considerando as experiências e entendimento das pessoas, vendo-as como únicas e maravilhosas.

 

Próxima semana tem mais!


Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Como você entende a diferença entre a visão microcósmica e macrocósmica, segundo a perspectiva do autor e por M. Scott Peck?

2. Você já tentou construir relacionamentos com pessoas de culturas, etnia e crenças diferentes? Qual foi o resultado?

3. De que maneira a interação e conhecimento intencional com pessoas de diferentes formações e opiniões nos ajuda a crescer espiritualmente? O que elas nos ensinam a respeito de Deus?

4. Você concorda que uma abordagem mais isolacionista na vida e no trabalho inibe nosso crescimento como indivíduos e nosso sucesso como empresários e profissionais?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: João 3:16-21; Atos 17:16-33; Colossenses 4:5-6; 1Pedro 3:14-16.


 
Forward to a Friend
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

Política de Privacidade do CBMC Brasil

Asseguramos a privacidade e segurança da informação a nós confiada. A única informação mantida pelo CBMC Brasil é seu email. Guardamos esta informação por tempo indefinido e enquanto o envio do Maná da Segunda em seus vário idiomas, português, inglês (Monday Manna), espanhol (Mana del Lunes), Italiano (Mana del Lunedi) e alemão (Montasgmanna) estiver operacional e seu uso esta restrito ao envio das publicações semanais acima no idioma em que estiver cadastrado. No evento desta operação ser desativada, todos os dados serão sumariamente eliminados.

O CBMC se compromete a não divulgar seu dado para nenhuma outra organização. Usamos a plataforma DadaMail instalada na plataforma do provedor Nexcess (www.nexcess.com) que possui aderência a norma de privacidade GDPR além da certificação PCI-DSS e SOC-1 e SOC-2 do SSAE-18 (https://www.nexcess.net/compliance/)

Você poderá solicitar em qualquer momento a completa remoção de sua informação de nosso banco de dados. Mediante este pedido, esta informação será eliminada totalmente e de maneira irreversível de nosso banco de dados.

Em caso de dúvida, favor contatar adm.mana@cbmc.org.br.