Maná da Segunda - Visão Para as Possibilidades

 
From: "Mana da Segunda - " <send01@cbmc.org.br>
Subject: Maná da Segunda - Visão Para as Possibilidades
Date: November 5th 2017 12:00a.m.

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

https://soundcloud.com/cbmcbrasil

09 de outubro de 2017

Vinte anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Visão Para as Possibilidades

Por Rudolf Dainis Smits

 

“O mundo, tal como o criamos, é um processo do nosso pensamento. Ele não pode ser mudado sem mudarmos nosso pensamento” - Albert Einstein

 

Colocando em perspectiva o que Albert Einstein disse, uma das poucas coisas da qual podemos estar certos na vida é a mudança – e mudança representa incerteza. A mudança pode ser assustadora, mas ela se tornou o novo status quo. O dicionário define mudança de diversas formas: fazer diferente de alguma maneira particular; tornar radicalmente diferente; dar uma posição, curso ou direção diferente a algo ou alguém. A mudança varia em magnitude e afeta os resultados de diferentes maneiras. Frequentemente tem se tornado necessário ser capaz de mudar e se adaptar para viver e ser bem-sucedido.  Uma mudança bem-sucedida requer visão, informação e preparação. 

 

Seriam compatíveis a adaptação às mudanças e a constância requeridas para o gerenciamento de um projeto? Nós desejamos estabilidade e consistência para atingir nossos objetivos, embora algumas vezes mudanças sejam essenciais para seguir adiante com um projeto ou produto. A liderança efetiva exige habilidades e ferramentas que possam equipar e motivar uma organização e seu pessoal para enfrentar mudanças. Os indivíduos precisam ser instruídos de forma apropriada para se transformarem em uma equipe. A introdução de um software, sistemas ou procedimentos e métodos de comunicação novos exige mudanças para que um projeto se conclua com sucesso. 

 

A mudança pode ser vista como um inimigo se não entendermos porque ela é necessária.  A mudança, processo evidente dentro de toda a criação, pode afetar negativamente o indivíduo ou desunir todo o grupo. Não precisamos necessariamente gostar da mudança e ela não surge de forma natural. Então, resistimos se ela não for bem administrada. A mudança começa por pensar de forma diferente sobre os próprios processos que criamos. Romanos 12:1-2 diz: “...transformem-se pela renovação da sua mente...”.

 

A mudança requer crença em uma causa.  Fornecer informação é essencial para construir lealdade e confiança, as quais escoram a motivação e mantêm a visão. O livro de Provérbios afirma que “Onde não há visão o povo perece (por falta de controle)...” (Provérbios 29:18). Delinear uma visão proporciona direção e ordem, e isso exige uma comunicação apropriada, e também lidar com as preocupações da equipe e fornecer detalhes para a implementação da mudança. 

 

Administrar de forma apropriada uma mudança é essencial para transformar uma organização e concluir um projeto com sucesso.  Pat Zigarmi, da The Ken Blanchard Companies, no início de sua carreira estudou sobre liderar mudanças e concluiu:  “Aqueles que planejam a batalha raramente batalham contra o que  planejaram.” As pessoas não ficam tão propensas a resistir às mudanças quando fazem parte do processo de planejamento.  Quando isso acontece, geralmente elas embarcam na mudança. Mudança requer liderança, mas não do tipo de abordagem de cima para baixo. Dados fornecidos pelos subalternos são essenciais para implementar mudança e seu aperfeiçoamento.

 

Benjamin Zander, maestro da Orquestra Filarmônica de Boston, rompeu todas as convenções sobre condução e interpretação musical para obter a melhor performance. De acordo com o livro “A Arte da Possibilidade”, Zander transformou a interpretação e a performance em um esforço de equipe. Seu novo paradigma de possibilidade estimulou colaboração por parte de cada membro da orquestra. Os benefícios da mudança não foram apenas em favor dos ouvintes ou do maestro, mas também intensificaram a satisfação e a inovação entre os músicos colaboradores. 

 

Uma mudança bem-sucedida frequentemente começa por uma clara comunicação da visão, que ajuda os envolvidos no processo a obter um entendimento das possibilidades que surgirão com a mudança. Depois, é dar a eles a oportunidade de ter um senso de propriedade no processo.  

 

Próxima semana tem mais!


Rudolf Dainis Smits, bacharel em arquitetura pela universidade MATS, ex-empresário, atualmente é gerente técnico e de design da Hill International - Project and Construction Risk Management; é membro fundador e diretor do CBMC Letônia, membro fundador do Seminário Teológico Reformed Baltic e ex-diretor da Europartners. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Embora Deus não mude (Tiago 1:17), a Bíblia fala de transformações e de vidas mudadas por Ele. A própria obra da criação de Deus é uma série de atos transformadores (Gênesis 1:1-9). Que processo essencial diário na vida, na ciência ou nos negócios você pode identificar que exija uma mudança criativa para produzir o resultado requerido?

2. Você concorda que antes de apresentarmos às pessoas os benefícios da mudança, elas precisam ser informadas e é necessário lidar com suas preocupações? Por quê?

3. “Não é engraçado como no dia a dia nada muda, mas quando você olha para trás tudo é diferente?” – C. S. Lewis. Mudanças podem nos surpreender e até mesmo passarem despercebidas, como a súbita chegada da primavera. Você já olhou para trás e percebeu que não estava preparado para a mudança ou que perdeu uma oportunidade ou possibilidades em meio à mudança? Benjamin Zander diz que nossa presunção impede a inovação. O que você acha que ele quer dizer com isso? O que você diria é o oposto de uma presunção?

4. Zander é descrito no livro citado como “...um tipo diferente de maestro. Seu trabalho, como ele o vê, é estimular os músicos sob sua direção e ‘lembrar às pessoas porque elas entraram na música, antes de mais nada’ – e não comandá-las.” Todos desejamos contribuir com nossos conhecimentos, experiência, capacidades e imaginação, ou não nos sentimos úteis. Por que o envolvimento pessoal e a capacitação corporativa são essenciais para implementar mudanças e inovações bem-sucedidas? Você tem um exemplo de como teve oportunidade de implementar uma mudança com seus colaboradores ou como seu líder  adotou medidas para introduzir mudanças com a sua participação?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Josué 1:9; Isaías 43:19; Jeremias 29:11; 2Coríntios 3:18; Hebreus 11:8,12:8; Tiago 1:17. 

 

 

Forward to a Friend
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

Política de Privacidade do CBMC Brasil

Asseguramos a privacidade e segurança da informação a nós confiada. A única informação mantida pelo CBMC Brasil é seu email. Guardamos esta informação por tempo indefinido e enquanto o envio do Maná da Segunda em seus vário idiomas, português, inglês (Monday Manna), espanhol (Mana del Lunes), Italiano (Mana del Lunedi) e alemão (Montasgmanna) estiver operacional e seu uso esta restrito ao envio das publicações semanais acima no idioma em que estiver cadastrado. No evento desta operação ser desativada, todos os dados serão sumariamente eliminados.

O CBMC se compromete a não divulgar seu dado para nenhuma outra organização. Usamos a plataforma DadaMail instalada na plataforma do provedor Nexcess (www.nexcess.com) que possui aderência a norma de privacidade GDPR além da certificação PCI-DSS e SOC-1 e SOC-2 do SSAE-18 (https://www.nexcess.net/compliance/)

Você poderá solicitar em qualquer momento a completa remoção de sua informação de nosso banco de dados. Mediante este pedido, esta informação será eliminada totalmente e de maneira irreversível de nosso banco de dados.

Em caso de dúvida, favor contatar adm.mana@cbmc.org.br.