Maná da Segunda - Armadilhas do Orgulho

 
From: "Mana da Segunda - " <send01@cbmc.org.br>
Subject: Maná da Segunda - Armadilhas do Orgulho
Date: March 11th 2018 2:23p.m.

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

12 de março de 2018

Vinte anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Armadilhas do Orgulho

Por Jim Mathis


Como o câncer ou a pressão arterial, o orgulho pode ser um matador silencioso. Uma canção do cantor e compositor Roger Miller lamentou as altas taxas de divórcio com um verso que dizia: “Creio que o orgulho é a principal causa do declínio no número de maridos e esposas.” 
 

O orgulho não é somente causa da ruptura de relacionamentos: é também fonte de más negociações empresariais, conflitos familiares e guerras. Ele pode nos levar a buscar vingança e retaliação. “Eles atiraram primeiro”; “O território era nosso antes disso”; “Nós queremos uma negociação melhor, uma fatia maior do bolo”; “Eu fui prejudicado.”

 

Certo dia estava ao balcão do Café de minha propriedade, quando entrou um velho amigo. Ele pesquisou o cardápio afixado na parede e perguntou se eu sabia como preparar tudo aquilo. Rapidamente respondi que eu havia desenvolvido todas as receitas e treinado os baristas. Sabia como preparar as bebidas. O fato de eu ainda lembrar a conversa mais de 15 anos depois, me diz que fui bastante culpado de estar sendo orgulhoso naquele momento. Meu ego fora desafiado e senti a necessidade de me defender. 
 

Talvez estivesse me sentindo inseguro, ou apenas quisesse que ele soubesse que eu estava no controle de tudo, incluindo o cardápio. Tenho certeza de que hoje faria um comentário mais despreocupado e logo teria esquecido o incidente. Numa situação similar recente eu apenas respondi afirmativamente e sorri. Foi uma resposta muito melhor.  Gosto do aviso de Provérbios 14:3 que diz: “Na boca do tolo está a vara da soberba, mas os lábios do sábio preservá-lo-ão.”

 

O orgulho levanta sua feia cabeça quando menos se espera.  Nos leva a querermos nos defender ao menor desafio e a depreciar os outros com insultos e menosprezo, para nos valorizarmos. A tentativa de nos exaltarmos enquanto diminuímos outras pessoas geralmente causa aborrecimentos: “O orgulhoso será logo humilhado; mas com os humildes está a sabedoria” (Provérbios 11:2). 

 

Contudo, há outro lado do orgulho a ser considerado. Em Mateus 22:39, Jesus instruiu-nos a amar nosso próximo como a nós mesmos. Jesus deixa implícito que precisamos primeiramente amar a nós mesmos para depois amar aos outros eficazmente. O orgulho nos leva a querer o crédito pelas nossas obras; nos orgulhamos de nossas realizações e queremos apresentar um trabalho de qualidade, trabalho que nos deixe orgulhosos que os outros vejam. 

 

Empresários, em especial empreendedores, precisam ser capazes de promover a si mesmos, mas é preciso fazer isso de maneira tal que o orgulho não se transforme em pecado, centrados em si mesmos e envenenando relacionamentos.  Existe uma tênue linha dividindo orgulho ou arrogância e autoconfiança. Saber onde está essa linha exige sabedoria e discernimento. Humildade, aliada à força, é um ardil, sem a sabedoria de Deus. 

 

Próxima semana tem mais!


Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.

 

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Como você lida com o orgulho especialmente no ambiente de trabalho?

2. Qual a diferença entre o orgulho saudável e produtivo e aquele que causa conflito e arruína relacionamentos? Já observou algum exemplo disso?

3. Como podemos sentir orgulho daquilo que somos e do trabalho que realizamos, sem cruzar a linha divisória para a esfera da arrogância, egocentrismo e autopromoção à custa de outros?

4. Por que o excesso de orgulho é tão comum no mundo empresarial e profissional, enquanto a humildade parece ser rara? 

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12:9; 13:10; 15:33; 16:5, 18-19; 18:12; 21:4; 22:4; 29:23. 

 

Forward to a Friend
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

Política de Privacidade do CBMC Brasil

Asseguramos a privacidade e segurança da informação a nós confiada. A única informação mantida pelo CBMC Brasil é seu email. Guardamos esta informação por tempo indefinido e enquanto o envio do Maná da Segunda em seus vário idiomas, português, inglês (Monday Manna), espanhol (Mana del Lunes), Italiano (Mana del Lunedi) e alemão (Montasgmanna) estiver operacional e seu uso esta restrito ao envio das publicações semanais acima no idioma em que estiver cadastrado. No evento desta operação ser desativada, todos os dados serão sumariamente eliminados.

O CBMC se compromete a não divulgar seu dado para nenhuma outra organização. Usamos a plataforma DadaMail instalada na plataforma do provedor Nexcess (www.nexcess.com) que possui aderência a norma de privacidade GDPR além da certificação PCI-DSS e SOC-1 e SOC-2 do SSAE-18 (https://www.nexcess.net/compliance/)

Você poderá solicitar em qualquer momento a completa remoção de sua informação de nosso banco de dados. Mediante este pedido, esta informação será eliminada totalmente e de maneira irreversível de nosso banco de dados.

Em caso de dúvida, favor contatar adm.mana@cbmc.org.br.