Maná da Segunda - Trabalho "Sem Cera"

 
From: "Mana da Segunda - " <send01@cbmc.org.br>
Subject: Maná da Segunda - Trabalho "Sem Cera"
Date: October 15th 2017 12:00a.m.

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

Novidade https://youtu.be/bSxfynNWt7E

https://soundcloud.com/cbmcbrasil

16 de outubro de 2017

Vinte anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Trabalho "Sem Cera"

Por Robert Tamasy

 

Uma vez que o Maná da Segunda é recebido por incontáveis milhares de pessoas ao redor do mundo, as quais falam uma variedade de línguas e vivem em variadas culturas, existe perigo na introdução de um tema baseado em uma única palavra em inglês. Entretanto, espero que isso seja traduzido bem por todos quantos lerem. 

 

A palavra que me intriga é “sincero”. De fato, uma canção popular de alguns anos atrás se chama “Você é sincero?”. Um dos que a gravaram foi o legendário Elvis Presley. A pergunta real é: O que significa ser sincero?

 

Esta palavra vem do latim “sincerus”, que significa “claro, puro”. Um dicionário a define como “sem hipocrisia ou fingimento”. Recentemente ouvi uma explicação de que eu gosto mais: Alguns reivindicam que na antiguidade, sincero significava literalmente “sem cera”, do latim “sine” (sem) e “cera” (cera). 

 

Naqueles dias, quando peças de cerâmica ou esculturas eram quebradas ou danificadas, eram reparadas com cera. Sendo transparente, a cera disfarçava qualquer falha. Pelo menos até que a peça fosse aquecida e a cera derretesse, deixando soltos os pedaços que mantinha unidos ou fazendo com que a peça se quebrasse totalmente. Sendo assim, quando as pessoas iam comprar peças de cerâmica fina ou esculturas, insistiam para que fossem “sincere” – sem cera.

 

Existem muitas qualidades que uma pessoa procura encontrar em uma empresa, seja onde ela trabalha ou uma companhia da qual adquire produtos e serviços. Saber que as pessoas ali são “sinceras” é uma característica grandemente valorizada. Quando fazemos negócios com outros, todos nós provavelmente gostaríamos que tudo fosse feito “sem cera”. 

 

Infelizmente, frequentemente descobrimos que sinceridade não faz parte da equação. Seja pelo emprego de práticas insatisfatórias, pelo não cumprimento de compromissos assumidos com os clientes ou pela entrega de menos do que foi prometido, muitas empresas repetidamente demonstram falta de sinceridade.

 

A maioria das pessoas não tem a expectativa de negócios perfeitos e impecáveis, por serem todos compreendidos por indivíduos imperfeitos e falhos. Entretanto, quando compramos alguma coisa, seja um computador, alimentos, um automóvel ou qualquer outra coisa, esperamos que as promessas feitas e as garantias se cumpram. Se alguém é contratado com a justificativa antecipada de ter oportunidades para subir dentro da organização, tem o direito de esperar que aqueles que ocupam cargos de autoridade sejam “sinceros” cumprindo o prometido se o desempenho do empregado for satisfatório.

 

Aqui estão alguns princípios a serem considerados na busca de construir uma organização ou serem pessoas “sem cera”: 

 

Esforçar-se sempre para pensar nos outros.  Colocar as necessidades dos outros acima das nossas é uma maneira de garantir sinceridade. “O amor deve ser sincero...Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.”  (Romanos 12:9-10).

 

Conduzir todos os negócios de forma honesta e aberta.  Todos os acordos e transações devem ser francos, sem enganos. “O ímpio aceita às escondidas o suborno para desviar o curso da justiça.” (Provérbios 17:23). 

 

Permanecer fiel mesmo em tempos difíceis.  A adversidade é reveladora, testando os relacionamentos sinceros. “O amigo ama em todos os momentos;  é um irmão na adversidade.” (Provérbios 17:17).     


Próxima semana tem mais!


© 2017. Robert J. Tamasy é jornalista, editor e escritor, autor de, "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today’s Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português. Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu, "The Heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com, e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br-Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão   

 

1. Você tem um critério para confiar numa empresa ou em um profissional baseado em acreditar em sua sinceridade? Por quê?

2. Você já descobriu que uma companhia ou alguém com quem trabalhava em um projeto não estava sendo sincero? Qual a situação e como você reagiu?

3. Como você vê a descrição ou interpretação de sinceridade como sendo algo “sem cera”? Explique sua resposta.

4. O que é preciso para que uma pessoa se mantenha sincera – demonstre ser “sem cera” no ambiente de trabalho – quando as pressões, metas e prazos, e a busca de lucro são tão intensas?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 4:23; 11:3; 16:2; 20:14; Tiago 2:15-16; 5:12; 1Pedro 1:22.  

 

Forward to a Friend
 
 
  • This mailing list is a public mailing list - anyone may join or leave, at any time.
  • This mailing list is announce-only.

Maná da Segunda, é uma edição semanal de textos com situações corriqueiras no dia a dia de trabalho, sempre baseados na Bíblia.

Privacy Policy:

De acordo com a polí­tica do CBMC Brasil seu endereço de e-mail não será divulgada para nenhuma atividade que não seja a de receber o Mana da Segunda ou outras comunicações do CBMC Brasil.

Go back to CBMC Brasil